Movimento Maker

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

Procurando inovação para a sua escola? Já ouviu falar do Movimento Maker? Saiba um pouco mais sobre este novo olhar na educação!

Clique aqui e confira tudo que rolou na 1ª edição do Curso de Extensão Educador Maker 01.

Preparar os alunos para realidade de um mundo globalizado, criativo, dinâmico, móvel e tecnológico, é um dos maiores desafios da educação contemporânea. As inovações tecnológicas transformaram a maneira como as informações são apresentadas, vivenciadas, experimentadas e apreendidas.

Tendência crescente em todo o mundo, o movimento Maker está transformando a realidade de algumas escolas brasileiras, e tem o potencial de mudar muitas mais. Estes novos espaços de aprendizagem mais vivos e orgânicos, oportunizam a união do aprender e o experimentar, conectando o cognitivo ao emocional, promovendo um aprendizado significativo à vida. Para o movimento Maker não existem limites para a invenção, todos são capazes de criar e transformar o mundo à sua volta, basta misturar os ingredientes certos: pessoas, ambiente e ferramentas.

Muito além da instalação de um laboratório sofisticado provido de equipamentos de última geração, a escola que deseja aderir de forma plena ao movimento Maker deve organizar cenários de aprendizagem que permitam participação e autoria por parte dos alunos, ou seja a escola, deve preparar um ecossistema voltado para o desenvolvimento de uma cultura de inovação e criatividade. Esses espaços criativos, normalmente citados como lugares de aprendizagem com a “mão na massa”, são ambientes com ferramentas, equipamentos e diversos materiais para prototipar ideias.

O movimento Maker define valores e atitudes alinhados aos objetivos da educação e competências do século XXI. Fato este, que, o faz ganhar cada vez mais espaço nas escolas, mas certamente os resultados não serão satisfatórios, caso seja adotado de forma tradicional, com currículo próprio, isolado da realidade da escola e distante dos significados pessoais de cada aluno. Quando constroem conhecimento através da experiência e da reflexão passam a ter o controle de seu próprio aprendizado, convertendo-se em agentes de sua própria transformação.

Através da aprendizagem Maker, e das metodologias adotadas aliadas à aprendizagem, os alunos são capazes de desenvolver, a capacidade de trabalhar em equipe, compreender a significância da resiliência, identificar oportunidades e resolver problemas, tornando-se, desse modo, cidadãos globais preparados para o futuro.